top of page

 

Ainda para o autor citado acima, existem outras vantagens desta tecnologia construtiva, dentre as quais podemos citar:

- Diminui o tempo de construção em 30% com relação a alvenaria convencional, devido aos encaixes que favorecem o alinhamento e prumo da parede;
- Estrutura - As colunas são embutidas em seus furos, distribuindo melhor a carga de peso sobre as paredes.
- Redução de uso de madeiras nas caixarias dos pilares e vigas em quase zero;
- Economia de 70% do concreto e argamassa de assentamento;
- Economia de 50% de ferro;
- Os Tijolos Ecológicos são curados com água e sombra, diferente dos tijolos convencionais que dependem da queima de lenha em fornos e contribuindo demasiadamente com o aquecimento global e com desmatamentos;
- Durabilidade maior do que o tijolo comum, pois chega a ser até 6 vezes mais resistente;
- Alivia o peso sobre a fundação evitando gastos desnecessários com estacas mais profundas e sapatas maiores;
- Fácil acabamento. Se preferir não precisa rebocar e pintar, economizando mais ainda. Os Tijolos Ecológicos já possuem um lindo acabamento, semelhante aos tijolos aparentes, necessitando apenas do uso de impermeabilizante a base de silicone ou acrílico, e rejunte flexível (várias alternativas no mercado);
- Revestimento é simples usando-se direto sobre tijolo apenas uma fina camada (5mm) de reboco, textura, gesso ou graffiato;
- O assentamento dos azulejos é direto sobre os tijolos;
- Obra mais limpa e sem entulhos;
- Acústica : como o tijolo ecológico possui dois furos, as paredes formam um isolamento acústico, diminuindo os ruídos provocados na rua para o interior da casa.
- Isolamento Térmico (calor) – O furo dos tijolos, são importantes pois formam câmaras térmicas evitando com isso que o calor que esta do lado de fora penetre no interior da residência. Com isso a temperatura interna é inferior a externa.
- Isolamento Térmico (frio) – Com o Frio acontece ao contrario, pois a temperatura da casa fica mais quente do que a externa.
- Proteção de Umidade - Esses furos também propiciam a evaporação do ar, evitando com isso, a formação de umidade nas paredes e interior da construção, que causa danos à saúde e danos materiais.
- Instalações Hidráulicas - Toda a tubulação é embutida em seus furos dispensando a quebra de paredes, como na alvenaria convencional.
- Instalações Elétricas - Como as instalações hidráulicas, estas também são embutidas nos furos, dispensando conduites e caixas de luz, podendo os interruptores e tomadas serem fixados, diretamente sobre os tijolos.

História do Tijolo Ecológico

 

Apresentação

 

De acordo com Oscar Neto (2010), "o tijolo constrói a casa do rico e do pobre. Ele é a matéria-prima básica na maioria das construções do país. É conhecido apenas por tijolo, mas há alguns anos mais uma palavra foi acrescentada ao seu nome: "ecológico". Em tempos de sustentabilidade ambiental, o tijolo ecológico ou tijolo modular destaca-se por apresentar uma menor agressão ao meio ambiente na sua fabricação".

Na década de 1940 que se desenvolveu a tecnologia da fabricação de tijolos ecológicos. No Brasil, somente depois da década de 1970 é que se passou a produzir tijolos de baixo custo utilizando esse processo de fabricação.

"Os tijolos ecológicos" são assim chamados por permitirem o uso de areia, resíduos de usinas siderúrgicas e petroquímicas que, através do emprego de cimento e água, geram peças padronizadas e altamente resistentes. Por não usar o barro vermelho (matéria-prima tradicional dos tijolos convencionais), evita-se também a degradação do meio ambiente causada por sua extração. A grande vantagem logística destes tijolos é que podem ser fabricados e armazenados na própria obra.

Outra vantagem referente à questão ecológica é que o processo de produção dos tijolos não necessita de fornos. Este fato gera grande economia energética e evita que muitas florestas sejam destruídas para a obtenção da lenha. "Os tijolos ecológicos", ou tijolos de solo cimento como também são conhecidos, servem para todos os padrões sociais e vem sendo cada vez mais difundidos. Mas as vantagens não são apenas para o meio ambiente, são também para o conforto, para a estética e o mais interessante, para o bolso.

Segundo estudos realizados em todo o Brasil, o sistema construtivo dos tijolos ecológicos traz para a obra, de 20 até 40% de economia com relação ao sistema construtivo convencional. Um dos motivos é que não há desperdício, como neste último. “Hoje em uma obra convencional cerca de 1/3 do material vai para o lixo” (OSCAR NETO, 2010).



 

"Construindo o Presente, Preservando o Futuro".

  Diminuir o impacto ambiental e ainda, alternativa capaz de, na prática e tecnicamente, atender as expectativas do mercado, o Tijolo Ecológico é obtido através da mistura constituída de solo, cimento e água. Mistura essa que submetida à prensagem formam tijolos regulares de faces lisas com resistência e durabilidade que podem ser aplicados aos mais diversos usos sem haver a necessidade de corte de material.


Telefone: Cel : (33) 98413-2040 Vivo 
Email: 
wildeydantas@hotmail.com

Horário de Atendimento
Seg-Sex: 8:00h - 11:00h / 13:00h - 17:00h
Sab: 08:00h - 12:00h
Horário de Brasília

Nos visite .

 

 

 

bottom of page